17 de agosto de 2010

Pode conter vestígios de amendoins

"Pode conter vestígios de amendoins".

É esta a mensagem que encontramos em algumas embalagens de alimentos. Mas se em algumas faria sentido aparecer a mensagem (nomeadamente naqueles produtos que são feitos com amendoins, avisando que alguns poderiam não estar bem moídos), noutras é completamente ridículo.

Ora vejamos... Ainda há pouco estava a comer umas bolachas cuja composição não inclui amendoins. No entanto deparei-me com tal mensagem. Se repararem, nalguns gelados também aparece por vezes. Gelados esses que não contêm amendoins... E quem diz bolachas e gelados, diz chocolate de leite.

Quanto a mim tudo isto só tem uma explicação: Os senhores das fábricas de produtos alimentares são muito porcalhões! Basicamente a linha de montagem deve ser sempre a mesma e serve para tudo... Estou mesmo a imaginar o Senhor João Fred (nome fictício) que é chefe de uma linha da fábrica a dizer: Pessoal, acabaram-se os amendoins, agora vamos fazer bolachas. Quando houverem mais amendoins tratamos deles e quando acabarem fazemos gelados! 
Algum funcionário (por exemplo o Senhor Luís Fonseca) diz sabiamente Oh chefe, mas assim pode ficar misturado algum amendoim que tenha ficado para trás! No entanto o João Fred responde Não há problema, está avisado na embalagem!


Agora ponham-se no lugar de alguém alérgico a amendoins... Não poderiam comer nada porque algum porcalhão numa fábrica resolveu usar "a mesma panela" para tudo... Até o pão poderia conter "vestígios de amendoim"!

Se a moda pega, começamos a ver alimentos a dizer no rótulo "Pode conter vestígios de ácido sulfúrico" ou "Pode conter vestígios de petróleo"... Já que é para misturar tudo...


Tenham umas boas férias,
João de Almeida

PS - A propósito, este blog pode conter vestígios de amendoim.

4 comentários:

  1. Eu diria, é que o pessoal come é amendoins enquanto trabalha, logo qualquer coisa pode ter vestígios de amendoins (mastigados ou não)

    ResponderEliminar
  2. Épa anónimo(1), eu vinha todo confiante fazer exactamente o mesmo comentário...
    Alias, agora que penso nisso, roubaste-me o comentário e o nickhandle...

    ResponderEliminar
  3. Entenda o significado do "pode conter traços": http://alimentandoadiscussao.wordpress.com/2013/04/10/este-produto-pode-conter-tracos-de/

    ResponderEliminar