18 de março de 2016

E tudo o que começa na aspiração a qualquer coisa, acaba em...

Queridos seguidores,

Sei à partida que esta mensagem não será lida por quase ninguém... Sei que isto já passou, que se deixou de fazer ainda em 2010 e que muitos de vós (ou os pouquíssimos que realmente irão ler isto) pensarão ainda que é um pouco esquisito estar aqui a mexer nas cinzas de algo que já está mais que morto...

Ora, Não... Não é bem assim. É verdade que este blog aconteceu e que é provavelmente a coisa mais vista que já fiz na vida... Ok, uma vez houve um erro em produção da minha autoria que ainda deu mais que falar do que este blog... Chateou mais gente... Mas isso não interessa, o impacto financeiro terá sido certamente superior mas a nível emocional a diferença é tanta quanto a de... Sei lá, qualquer coisa... Abismal!!!

Como tudo nesta vida (incluído o próprio universo), este blog tem um fim. É uma página que se vira e um capitulo que se encerra. É um blog peculiarmente parvo mas de alguma forma inteligente que acaba... É como quando os Gato Fedorento passaram à RTP... Continuamos parvos mas simplesmente fingimos que somos pessoas sérias e que fazemos coisas realmente importantes.

Na altura eramos os "aspirantes a engenheiros"... Hoje (alguns de nós) já são engenheiros a sério (ainda tenho umas cadeiras para acabar, mas isso são pormenores, puto)... Consultores especializados em IT, créme-de-la-créme das novas profissões... Uh-la-la. Como muitos dizem "Eish, é programador é bué da inteligente", "O gajo deve ganhar bué", "O meu primo é engenheiro de computadores e sabe fazer virus e isso" ou a clássica "Amigo, tu que estudasteSSS engenharia de informática, podes-me ajudar?? É que o meu rato deixou de funcionar"... Somos um entre-linhas entre o trabalho de técnico desvalorizado e o de alguém realmente reconhecido (Engenheiros 'a sério', Dres, Advogados...). Uma cambada de gajos perdidos que encontraram o seu lugar na economia mais destruída das nossas vidas... Somos o centro do Portugal dos serviços... Muitos de nós nem estão já no nosso tão querido país, mas fazem parte da contagem porque no fundo no fundo emigrar para desenvolver software é a nova emigração para fixar vigas nas obras... Ok, temso mais qualificação, gostamos de coisas boas e temos espírito crítico... Mas a nível genético somos apenas mais uns tugas pá... Inteligente-chico-espertos vindos de um país pobre, corrupto e com um fututo médio-médio-médio-mau.

Somos o 'Sporting de Braga´ das profissões, aqueles que não desiludem, vão alcançando coisas boas, que são reconhecidos dentro dos que não são reconhecidos... Ok, eles estão nos quarto de final da Liga Europa este ano (Grande feito), tal como alguns dos nossos colegas trabalham na Google... Em princípio e regra geral somos uns gajos que estão no momento certo e no local certo para sermos os novos (classe-média-média-média-alta). Os gajos que são vistos como inteligentes mas muitas vezes na sociedade como um bocado "tótós" e "nerds"... Nada que me aflija, aliás, estou muito perto de ser aquilo que queria ser... Um gajo descontraído, que enfrenta desafios mentais todos os dias a trabalhar naquilo que gosta... Podia ser melhor, podia ser pior... Agora tirar Gestão para fazer Exceis???! Deus me livre!!

É que não só de reconhecimento social vive um homem (ou uma senhora também, claro)... É certo que nunca ouvi duas betas-lux a dizer "Ai linda, ele é todo giro...e é programador!!!!!" Mas na verdade, para se viver o código mal comentado que todos nós vivemos, para fazer todo este bug-fixing a todo este código, Debug até dos sistemas que implementam o nosso código e dar a cara pelos nossos PM's, resolvendo aqueles erros impossíveis (... Brrr) é necessário ter-se um palminho de testa... Isto não é para qualquer um!!! E muito sinceramente se há uma característica que não identifico na maioria dos programadores é essa tal 'futilidade camuflada de requinte'... Aquela coisa mesquinha de ficar triste por não ir de férias a Andorra no inverno quando os nossos colegas foram todos e ter de ser sempre aquele gajo todo politicamente correcto que trata o PM por você (Imaginem metade das piadas que nesta profissão dizemos, serem ditas num escritório de advogados com o nosso chefe...). É que eu sinceramente prefiro ser o gajo de óculos que sabe que para o resto da vida vai lamber código e puxar pela cabeça, do que ser uma daquelas gajas/gajos típicos de recursos humanos de consultoras más que falam, falam, falam (e por vezes falam bem) mas não me contam nada pá... Desinteressados pela ciência, pelo bom humor, mas preocupados por não alterar a foto de perfil do facebook a duas semanas... "Já ontem levei gravata azul, hoje levo a vermelha para me destacar".

Pois, isto é uma generalização, pois é, é sim senhor, também temos muitos de nós que são hoje o 'consultor de IT da deloitte' (Não é pessoal JoteCÊ, Sara Silva e afins ;) )... Aos quais tenho a certeza que se lhes avizinha um futuro brilhante e muito me alegro por isso... Mas mesmo esses, no fundo, no fundo, no fundo... têm aquele gajo do DI dentro deles... Aquele gajo que vibrava com os post do 9GAG e que seria um gozão de meia-tijela... Que se ria dos colegas e não se importava por estes se rirem de sí... Confuso??? Ora lembrem-se lá... Era bom não era??? "LEI É REI"... Gajos trajados de localidades que vinham aos arredores dos arredores da capital para estudar na "cidade"... cidade esta que estava a um rio e tal de distância (Sim UNL - UNIVERSIDADE NOVA DE LIS...MONTE DE CAPARICA, Jorge!) que não tinham graça nenhuma mas que de alguma forma tinham piada... Os professores mais... Especiais, cada um à sua maneira, Ora um Luís Caires, um AMD, Um Leite, Uma Mamede!!! Meu deus que saudades... E que bem que cada um destes professores ensinava (com ais ou menos arrogância, tiques, e.. cigarros a meio)

Eu por varias vezes estudei (por exemplo) na faculdade de economia da UNL... Onde o pessoal se comparava pelas festas a que ia, pelo dinheiro dos pais e pelo sucesso que a familia teria tido, nada fruto deles próprios é claro... Na FCT nem se distinguiam pessoas por notas... Nem pelo sítio do auditório onde nos sentávamos nem de quantas vezes repetimos análise matemática até acabar... Esquisito ou não... Beto ou não... Do social ou não... Até mesmo o João Fred... Tanto faz man, tdoso diferentes, todos iguais :)

Vêm???!!! Afinal a descrição do médio-mediano não era assim tão má... O dinheiro não é tudo, mas mesmo aí estamos melhor que a maioria!!! Simplesmente não somos obrigados a comprar fatos de 200€... As aparências não são tudo mas as pessoas ainda têm algum respeito por nós... É que a auto-satisfação vale muito e quando se analisa isto ao pormenor estamos no centro da cena e passámos por todo o tipo de negócio... Os Bosses sabem que precisam de nós, Vêm-nos como fonte de trabalho mas respeitam-nos, nem que seja por todos nesta arvoe das patacas sabermos que de hoje a amanhã mudamos de trabalho porque estamos fartos das mesmas merdas e não lhes vamos comer da mão... Façam lá agora essa tal comparação com os recursos humanos, psicólogos e afins... ;) Vêm que afinal isto é bom???!!!

É com muito orgulho (E com muito desgaste mental) que pratico esta profissão... Gabo-me de estar no meio no qual vejo mais lógica por cabeça e menos "reconhecimento barato". A FCT, mais especificamente o curso de LEI, fizeram um pouco de aquilo que sou... E ainda bem que assim foi!

Embora na minha pessoa esta fase não tenha acabado, sendo que vou retomar os estudos em Outubro (Embora não tenha terminado a licenciatura, já levo 3 aninhos de experiência como consultor de IT AKA programador de outsorcing)... Tentam lá ver com algum advogado ou RH que não tenha acabado o curso como é que foi a experiência dele... Safei-me com os conhecimentos e a capacidade de desenrascar cenas que a FCT me deu... Sem dúvida!!! Além disso, estou com mais vontade do que nunca para voltar à ação... E já que o tempo não volta atrás, levo comigo esta velhice mas a experiência para a sala de aulas, para acabar aquilo que se começou... Tal como este post... Tal como este Blog!!!

Um abraço a todos, aos restantes autores do blog, aos que contribuiram, aos leitores, aos esquisitos (olharapos e afins), ao Luís Caires, AMD e restante gente que aqui foi falada!! Aos mais-ou-menos esquisitos, à gira por trás e mais-ou-menos gira pela frente, ao sabujo, aos betos do loft e a tí... Que nem sabes como acabaste por lêr isto!!!

PS: Peço desculpa pela seriedade exagerada deste post e por todo o sentimentalismo aqui espetado!!!! Não é que esteja mais maduro, talvéz seja só um pouco menos parvo (Trivial)!!! Quem sabe... Talvéz apareça por ai um blog chamado "Aspirante a consultor" ;D Abracinhos!!!

ADM

Sem comentários:

Enviar um comentário